sábado, 26 de junho de 2010

Bastidores

Quem já acompanhou os bastidores de alguma coisa sabe que o espetáculo atrás das cortinas muitas vezes é mais interessante que o oficial, que todos assistem. Prova disso é a especulação frequente da imprensa sobre tudo o que não é público e na Copa não podia ser diferente.

Diante de jogos um tanto quanto enfadonhos, as partes mais divertidas têm sido as coletivas dadas pelos jogadores e seus técnicos e as relações imprensa-times, especialmente no caso do Brasil.

Que a atitude do Dunga é grosseira, as evidências não me deixam negar. Mas me faz pensar que ele realmente é um cara de personalidade, porque peitou a Globo na coragem, mesmo depois tendo, possivelmente, levado uma bronca da CBF. A regra de ninguém tem acesso à seleção vale para todos, não importa o tamanho.

Do outro lado, temos o Dom Diego sempre com uma frase de impacto, que pode parecer boba, mas de certa maneira, é uma estratégia inteligente. Toda vez que ele diz que queria ser brasileiro ou que vai correr nu em volta do Obelisco, em Buenos Aires, ele chama a atenção de toda a mídia para ele e tira o foco dos seus pupilos.

Na França, os bastidores esquentaram e não fosse o tema central futebol, toda a trama teria aparecido no TV Fama. Bate-bocas, desertores, expulsos, demitidos, uma greve geral e um monte de conflitos. Tantos que em determinado momento até perderam a graça.

Nos bastidores da Coreia do Norte, a fuga. Ou pelo menos a suspeita dela fez com que jornalistas contassem muitas vezes quantos jogadores estavam no banco. Teriam fugido de fato? Diante da situação do país, eu não duvidaria.

Nos bastidores da seleção do Uruguai, churrasco para comemorar a vitória. Nos da seleção da Inglaterra e dos Estados Unidos, muita segurança e ruídos de ataques terroristas. Nos da seleção Argentina, livros do Eduardo Galeano.

Nos bastidores da TV Globo, um comentarista ridicularizado mundialmente. E uma vontade enorme de destruir a imagem do técnico brasileiro, se é que ele já não anda fazendo isso sozinho.

Enfim. De fato, os bastidores andam bem animados, garantindo as discussões de bar, elevador e café. Um viva para eles!

2 comentários:

  1. Concordo: os técnicos andam dando show fora das linhas. Mas falta um palhaço em campo. Que saudade do meu querido Romário. Ou do Maradona jogador. Anyway, não dá pra negar - o melhor dos bastidores é a polêmica!!

    ResponderExcluir
  2. Se os bastidores andam fervendo com a nossa seleça fechada entre quatro linhas, imagina como não estariam se o Dunga liberasse geral.

    A primeira fase dessa Copa foi careta demais... concordo com o Ernani: estamos precisando de mais personagens também dentro de campo.

    Por último, o mais importante: Maradona é gênio.

    ResponderExcluir