sábado, 12 de junho de 2010

Onde você estava na Copa de 2002?

O almoço todo girou em volta do assunto. Para uma das meninas, 2002 foi marcante. Para as outras, nem um pouco. Éramos quatro mulheres conversando sobre futebol. Esse é um dos efeitos do Mundial: fazer com que pessoas que nunca falaram sobre o assunto de repente argumentem e tenham muitas opiniões sobre ele. Foi uma sequência divertida de palpites, avaliações críticas das seleções e dos jogadores, das táticas, de tudo.

E a Copa efetivamente está aí. E quem se importa com isso? Muita gente. Bilhões de pessoas, eu diria. Eu, nem tanto. Sou uma das que não lembra o que aconteceu em 2002. Não chego nem a lembrar onde assisti aos jogos. Já estava em São Paulo na época, mas há muito tempo tinha deixado de prestar atenção no futebol. A última vez que torci, para a seleção brasileira, foi nas olimpíadas de 1996, quando o Brasil perdeu para a Nigéria na prorrogação, depois de estar ganhando o jogo inteiro. Já faz mais de 10 anos.

E por que eu estou aqui, então, escrevendo neste blog? Bom, primeiro porque o Thiago me convidou. E eu estava mesmo precisando de um pretexto para colocar os textos em dia. Obviamente, já estava pensando nos textos rabugentos que viriam. E vão vir. Mas, hoje, meu único interesse por futebol se confirmou: a Argentina jogou. E brilhou. E me fez torcer. Sim, isso mesmo: eu torço pela Argentina. Já não é mais segredo. E já estou ciente de todos os ônus disso: a zuação constante, as piadinhas sem graça e tudo que vem junto. Se o Brasil perde, todo mundo chora junto. Se a Argentina perde, todos os meus conhecidos me ligam ou me escrevem.

E o que tem de tão interessante em torcer pela Argentina? A mesma coisa que me faz gostar tanto do país em outros sentidos também: a paixão pulsante nas veias. Ok, brasileiro também tem isso. Mas está nos pés também. Já faz muito tempo que acho que a seleção brasileira joga sério, calculado. Pode ser diferente desta vez. Mas, não tem mais jeito, eu já pendi para o outro lado. E mesmo não gostando do Maradona, é impossível não notar a sua paixão pelo jogo, pela bola. Reveja os tapes de hoje. É dessa paixão que estou falando.

Apesar de eu achar que a Argentina não vai muito longe nesta Copa, estou torcendo por eles. E vou comentar sobre isso. Mas, óbvio, isso não afasta os posts rabugentos. Se não, não seria eu. E aí não teria graça, não é mesmo?

4 comentários:

  1. Essa é a Luana que eu conheço!! Ou melhor, Suzina....! Hahahaha

    ResponderExcluir
  2. Boa Luana. Você enche qualquer um de orgulho, mas este seu encanto com o time dos hermanos não da para entender. Mas, esta eh uma das coisas legais do esporte. Qq um pode gostar de qq coisa. Parabéns, Ale

    ResponderExcluir
  3. Opa! Começou bem com a polêmica. Que venha a rabugisse (que palavra horrível!). bjo

    ResponderExcluir
  4. E faltou um brinde com Quilmes pra fechar o texto rs

    ResponderExcluir